LICENCIAMENTO 2019 BA → Detran, Consulta, Tabela, Como Pagar

O Licenciamento 2019 BA é uma taxa cobrada pelo Departamento Estadual de Trânsito e assim como o DPVAT e o IPVA, é um imposto anual e obrigatório. O seu pagamento é essencial para obter o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, o CRLV, documento com porte obrigatório a todos os motoristas.


Para realizar o Licenciamento Bahia será necessário quitar todas as pendências relacionadas ao veículo. Isso quer dizer que as multas, infrações e todas as taxas anuais do Detran BA deverão ser pagar por quem deseja licenciar o seu veículo.

O motorista que for pego sem o documento ou com o pagamento atrasado poderá sofrer penalidades, como a perda de pontos na carteira e a aplicação de uma multa. Portanto, confira a seguir algumas dicas para não ter nenhuma complicação futura com o seu imposto de veículo. Vamos la!

O que é o Licenciamento 2019 BA?


O licenciamento é um documento que alega que um veículo está dentro das normas ambientes e de seguranças impostas pelo próprio departamento de trânsito. Ao realizar o pagamento, o motorista receberá o CRLV, documento cujo a posse é obrigatória e que comprova a regularização do veículo. O valor a ser cobrado varia em cada região, não ultrapassando o valor de R$ 100.

Licenciamento 2019 BA

O imposto geralmente é pago junto ao Seguro Obrigatório DPVAT e o IPVA, em Cota Única. Ao contrário dos outros tributos, não será necessário imprimir uma guia de pagamento para quitar o Licenciamento 2019 Bahia. É possível realizar o pagamento apenas informando o número do Renavam e da Placa do veículo a ser licenciado.

Leia também:

Para emitir um novo CRLV, é necessário que todos os débitos do veículo sejam quitados. Isso quer dizer que se o seu carro ou moto, por exemplo, possuir muitas multas, elas deverão ser pagas para que a propriedade seja devidamente licenciada.

Consulta Licenciamento 2019 BA

Todos os débitos relacionadas a um veículo poderão ser visualizados através do site do Detran BA. Por meio do portal do departamento de trânsito, o motorista poderá realizar diversas consultas para saber o valor a ser pago de IPVA, DPVAT e Licenciamento Bahia, além de ver se há multas e infrações pendentes a serem pagas.

O processo é bem simples e não leva mais do que 5 minutos, principalmente se o contribuinte possuir uma boa conexão com a internet. Veja as dicas que separamos a seguir:

Licenciamento 2019 BA


Passo 1: O primeiro passo a ser dado é acessar a página do Detran Licenciamento BA. Abra uma nova em seu navegador e digite: www.servicos.detran.ba.gov.br. Espere a página carregar completamente.


Passo 2: Nessa página, o motorista deverá inserir o número da placa e do Renavam do veículo a ser consultado. Depois de preencher todos os campos com as informações solicitadas, será preciso marcar uma opção indicando que você não é um robô. Depois clique em Consultar e aguarde.


Passo 3: Dentro de poucos segundos o sistema mostrará uma página com todas as informações sobre o veículo consultado. Nessa página o motorista poderá visualizar o valor a ser pago de IPVA, DPVAT e de Licenciamento 2019.


Tabela Licenciamento 2019 BA

Licenciamento 2019 BA

A licenciamento Bahia tabela é divulgada pelo Detran todos os anos. Junto à ela é divulgado também um calendário com os meses onde o pagamento deverá ser realizado de acordo com o número final da placa dos veículos.

Dessa maneira, pode-se dizer que o calendário licenciamento BA serve para instruir e informar os motoristas sobre o período para o pagamento ser realizado.

Leia também:

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

A divulgação é feita na plataforma online do Detran assim quando a tabela de pagamento do IPVA é liberada. E como é atualizado todos os anos, é muito importante ficar de olho no calendário, tanto para saber quanto deverá ser pago quanto para saber o mês para realizar o pagamento licenciamento 2019 Bahia de acordo com o número final do seu veículo.

Como Pagar Licenciamento 2019 BA

Licenciamento 2019 BA

O pagamento licenciamento BA poderá ser realizado em qualquer banco do estado da Bahia. Ao contrário do DPVAT e do IPVA, não é necessário emitir uma guia de pagamento para quitar o tributo. Contudo, o pagamento poderá ser realizado em conta única junto a essas duas outras taxas.

Para quem não sabe aonde pagar, todo o processo é muito simples. Saiba mais a seguir:


Passo 1: A primeira coisa a ser feita é realizar a consulta para saber quais são os débitos pendentes do veículo consultado. Lembre-se que só será possível obter o licenciamento 2019 BA do veículo caso não haja nenhuma pendência.


Passo 2: Depois de saber o valor e as pendências, vá até uma agência bancária ou casa lotérica mais próxima de sua casa e informa ao caixa que você deseja realizar o pagamento das taxas.


Passo 3: Você deverá informar o número do Renavam do veículo e entregar o valor correspondentes ao débito.


Passo 4: Assim que o imposto pagamento for registrado, o motorista receberá um recibo comprovando a operação.


O que acontece se não pagar o Licenciamento 2019 BA?

Para que o carro circule de maneira regular nas vias brasileiras, é preciso que o proprietário do veículo pague a taxa de Licenciamento 2019. Caso o pagamento não seja efetuado, infelizmente, o motorista terá algumas preocupações.

Se o condutor for parado descumprindo o Código de Trânsito Brasileiro, ou seja, com o licenciamento vencido ou sem o documento, estará sujeito a multa no valor, perderá 7 (sete) pontos na carteira e ainda terá seu carro guinchado. O carro só sairá do pátio do Detran depois que da comprovação da quitação da dívida.

É possível efetuar o pagamento em qualquer ponto de atendimento dos Bancos do Brasil, Bradesco ou SICOOB (internet, fone-fácil, agências). Após a quitação dos débitos, o CRLV estará disponível para retirada presencial dentro de 48 horas na unidade do DETRAN BA de registro do veículo. Caso contrário, o documento será enviado para o endereço de registro do proprietário.

Licenciamento 2019 BA

Se os Correios não entregarem o documento em no máximo de 30 (trinta) dias, de posse do comprovante de residência atualizado, você pode conferir no DETRAN sede ou CIRETRAN / RETRAN se o endereço cadastrado está correto e também solicitar a reimpressão do CRLV. Caso haja alguma inconsistência, atualize seus dados e solicite uma 2ª via do CRLV.

Nos locais onde os Correios não fazem entrega domiciliar, como por exemplo, em zona rural, o documento ficará disponível nos postos dos Correios pelo prazo de 30 (trinta) dias.

Se você não está com a situação do automóvel regularizada, calma, pois o processo ainda pode ser realizado normalmente, mas com um acréscimo de multa e juros contados a partir da data do vencimento.

É importante cumprir os prazos para não ter dores de cabeça. Pagar o Licenciamento 2019 BA é uma atitude de um motorista consciente e que dificilmente vai ter problemas quando quiser sair com o carro.


Com a taxa de Licenciamento 2019 Bahia paga, o veículo estará apto a transitar em todas as vias brasileiras. Caso tenha ficado com algum tipo de dúvida relacionada ao assunto, deixe um comentário logo abaixo e aguarde a nossa resposta. Obrigado!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.67
Total de Votos: 3

LICENCIAMENTO 2019 BA → Detran, Consulta, Tabela, Como Pagar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *