LICENCIAMENTO 2019 CE → Detran, Consulta, Tabela, Como Pagar

O Licenciamento 2019 CE é uma taxa cobrada pelo Detran a todos os proprietários de veículos automotores de via terrestre. Assim como o seguro obrigatório (DPVAT) e o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), esta é uma taxa obrigatória cujo o pagamento viabiliza a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

Os motoristas deverão obter o CRLV todos os anos, pois o documento comprova que aquele veículo está dentro dos padrões ambientais e de segurança estabelecidos pelo Departamento Estadual de Trânsito. Deste modo, o automóvel estará apto para circular pelas vias e rodovias do estado do Ceará.

No entanto, para obter esse documento será necessário quitar todos os débitos pendentes junto ao Detran, incluindo multas e as outras taxas cobradas pela entidade. Entenda mais a respeito do licenciamento Ceará a seguir. Vamos lá!

O que é o Licenciamento 2019 CE?

O licenciamento é um documento essencial para obter o CRLV, certificado cujo a posse é obrigatória a todos os motoristas. É um imposto anual cobrado geralmente no início do ano, sendo pago junto com a IPVA e o DPVAT. Deixar de pagá-lo acarretará em consequências negativas, como a impossibilidade de licenciar o veículo para o ano em exercício.

Ainda assim, o motorista correrá o risco de sofrer multa e perder pontos na carteira caso seja pego com o veículo em situação irregular. O valor da taxa varia de estado para estado, mas não ultrapassa o valor de R$ 100. A partir do pagamento, o veículo estará livre para circular.

Licenciamento 2019 CE

O licenciamento 2019 Ceará foi criado para assegurar que os veículos estejam dentro das normais de segurança e ambientais impostas pelo Detran CE. Entre as características observadas, está a emissão de gases poluentes e os ruídos feitos por esses veículos.

Leia também:

Além das taxas do órgão, é importante ressaltar que só será possível obter o Detran licenciamento CE ao quitar todas as pendências relacionadas ao veículo, incluindo as multas recebidas.

Consulta Licenciamento 2019 CE

Para realizar a licenciamento CE consulta do valor a ser pago pelo imposto, o motorista deverá acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará. A boa notícia é que todo o procedimento é realizado dentro de poucos minutos e com poucos cliques do mouse. A má é que não é possível fugir desse imposto, não sendo possível obter a isenção da taxa.

Para ajudá-los a entender melhor como funciona, nós elaboramos um passo a passo muito simples de ser executado. Saiba mais a seguir:

Licenciamento 2019 CE


Passo 1: Acesse a página de Emissão de Taxas dentro do site do Detran Licenciamento CE através do link a seguir: portal.detran.ce.gov.br. Você poderá digitar, copiar e colar o endereço ou clicar no link. Espere a página carregar.


Passo 2: Nessa página você poderá obter informações sobre todas as taxas cobradas pelo Detran. Clique em Licenciamento e espere uma nova página carregar.


Passo 3: Na Central da plataforma, clique em na opção referente ao licenciamento 2019 e espere o formulário carregar. Agora, informe o número da Placa, Chassi ou Renavam e depois digite o código que aparece na imagem de segurança. Depois de preencher todos os campos, clique em Confirmar.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Passo 4: Dentro de poucos segundos será possível consultar o valor a ser pago do seu imposto.


Tabela Licenciamento 2019 CE

Licenciamento 2019 CE

A licenciamento CE tabela é um calendário divulgada todos os anos pelo Detran para informar os motoristas sobre as datas de pagamento de acordo com o número final das placas.

Assim como acontece com o calendário do IPVA, o imposto também conta as datas de pagamento de acordo com o final da placa dos veículos.

Leia também:

O calendário licenciamento 2019 Ceará muda todos os anos e varia de acordo com cada Estado. Por conta disso, é preciso ficar de olho e conferir a tabela atualizada, evitando maiores problemas com a data, ou o mês, de quando o pagamento deverá ser realizado.

Como Pagar Licenciamento 2019 CE

Licenciamento 2019 CE

Os Correios enviam um extrato para o pagamento da taxa junto com as multas relacionadas ao veículo, caso houverem. Caso o motorista não tenha recebido o extrato em sua casa, ele deverá ir em um posto de atendimento do Detran licenciamento CE mais próximo de sua residência para emitir o boleto.

Os documentos necessários para realizar o pagamento são:

  • Documento de identidade – Original e cópia;
  • Comprovante do pagamento do IPVA do ano em exercício ou a isenção do mesmo, se esse for o caso.

Com esses documentos em mãos e o extrato de pagamento licenciamento 2019 Ceará recebido através dos Correios, o motorista deverá ir até uma agência das seguintes instituições financeiras para realizar o pagamento:

  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • Caixa Econômica;
  • Banco Popular;
  • Qualquer Casa Lotérica.

O procedimento é muito simples: basta chegar na unidade com o extrato, os documentos e o valor a ser pago em mãos. Vá até a boca do caixa e informe o desejo de pagar o licenciamento 2019 CE. Entre os documentos e espere o pagamento ser processado.

O que acontece se não pagar o Licenciamento 2019 CE?

O Licenciamento de veículos permite que o carro circule de maneira regular pelo território nacional. Sendo assim, se o proprietário do veículo não efetuar o pagamento desta taxa, sofrerá algumas dores de cabeça.

É possível realizar o pagamento até o último dia do mês de vencimento, mas isso vai depender da placa do carro. Porém, é preciso estar ciente que, já no primeiro dia do mês seguinte, o motorista já precisa circular com o carro com o novo CLRV em mãos.

Se o condutor for parado descumprindo o Código de Trânsito Brasileiro, ou seja, com o licenciamento vencido ou sem o documento, estará sujeito a multa no valor, perderá 7 (sete) pontos na carteira e ainda terá seu carro guinchado. O carro só sairá do pátio do Detran depois que da comprovação da quitação da dívida.

Se você não regularizou o automóvel no anterior, calma, pois o processo ainda pode ser realizado normalmente,  mas com um acréscimo de multa e juros contados a partir da data do vencimento. No entanto, se há mais de dois anos o veículo não está com a documentação regular, é necessário solicitar à Secretaria da Fazenda do local o desbloqueio no sistema. Só assim poderá pagar e regularizar o carro.

É muito importante saber que se você optar em receber o documento via Correios, é necessário ficar atento aos prazos, que podem ser de 15 dias até a chegada da nova via. O comprovante de pagamento da taxa não substitui o porte do documento original perante a fiscalização.

O motorista deve saber que cumprir os prazos, pagar o Licenciamento 2019 CE e de uma maneira geral, são atitudes de um motorista consciente e que dificilmente vai ter problemas do lado de fora da garagem.


E com o documento devidamente pago, o motorista estará apto a transitar com o seu veículo em todas as vias brasileiras dentro da regularidade. Caso tenho ficado com alguma dúvida relacionada ao assunto, deixe o seu comentário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *