LICENCIAMENTO 2019 DF → Detran, Consulta, Tabela, Como Pagar

A taxa de Licenciamento 2019 DF é um imposto que recai sobre todos os veículos que transitam em vias terrestres. Assim como o DPVAT e o IPVA, este é um tributo obrigatório e necessário para quem deseja emitir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), documento que garante a regularidade de seu automóvel.


Para os motoristas que possuem pendências relacionadas a seu veículo, como multas, será necessário quitar todos os débitos para obter o licenciamento Distrito Federal do ano em exercício. Além disso, só será possível pagar o tributo ao apresentar o documento que comprova o pagamento do IPVA.

Se você está procurando mais informações a respeito dessa taxa, saiba que esse artigo foi desenvolvido especialmente para tirar todas as suas dúvidas. Confira abaixo o que é, para que serve, como pagar e como consultar a situação dos seus imposto s de veículo.

O que é o Licenciamento 2019 DF?


O licenciamento é uma taxa cobrada todos os anos pelo Detran DF. O imposto recai para todos os motoristas proprietários de automóveis que circulam pelas vias e rodovias do Estado. O seu pagamento indica que o veículo está dentro das conformidades de segurança e respeita o ambiente, estando apto para transitar livremente.

Só é possível obter a renovação do CRLV quando todas os débitos relacionados ao veículo forem quitadas, incluindo, além dos impostos obrigatórios, o pagamento de multas e outras taxas. O valor a ser cobrado varia de Estado para Estado, cujo cada Governo possui regras e uma legislação própria para cobrar o tributo.

Licenciamento 2019 DF

Através do site do Departamento de Trânsito do Distrito Federal será possível consultar o valor a ser pago e visualizar, assim, quais são as pendências que devem ser quitadas para que o proprietário consiga obter o licenciamento 2019 DF do seu veículo.

Leia também:

Como o porte do CRLV é obrigatório, o motorista que for pego dirigindo sem o documento poderá perder até 3 pontos na carteira, além da possibilidade de receber uma multa no valor de R$ 50,00.

Consulta Licenciamento 2019 DF

Através do site do Detran DF será possível obter todas as informações sobre o seu veículo. Assim, o motorista poderá consultar todos os débitos relacionados ao seu veículo, incluindo o valor do Licenciamento 2019 Distrito Federal, DPVAT e do IPVA. Dessa maneira, fica muito mais simples saber quanto deverá ser pago para poder obter o licenciamento anual de seu automóvel.

Para ajudá-los ainda mais, elaboramos um passo a passo muito simples de ser executo. Confira:

Licenciamento 2019 DF


Passo 1: Abra uma nova aba em seu navegador e acesse o site do Detran através do endereço a seguir www.detran.df.gov.br. Nessa página o motorista poderá consultar o valor a ser pago.


Passo 2: Ao carregar a página, será possível visualizar um formulário logo no centro da tela. Nesse momento será necessário informar o número da Placa e do Renavam nos campos indicados, sem espaços. Depois de preencher os campos, clique em consultar.


Passo 3: Ao clicar em consultar, uma nova página carregará e, dentro de poucos segundos, será mostrada toda a situação de seu veículo. Incluindo os valores a serem pagos relacionados as taxas do Detran, incluindo a taxa de licenciamento 2019.


Tabela Licenciamento 2019 DF

É por meio da tabela licenciamento DF que o Detran do estado divulga os meses em que os pagamentos deverão ser realizados de acordo com o final do emplacamento do automóvel.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Licenciamento 2019 DF

Essa tabela pode ser atualizada anualmente e por isso que o departamento estadual de trânsito divulga o calendário atualizado todos os anos.

Leia também:

Para os motoristas, é uma maneira de saber qual será o mês que deverá pagar a taxa para obter o licenciamento 2019 Distrito Federal do seu veículo de acordo com o final da placa. Essa tabela, dessa maneira, é muito útil para todos os contribuintes que pagam o licenciamento anual para poder emitir a CRLV.

Como Pagar Licenciamento 2019 DF

Licenciamento 2019 DF

O Detran licenciamento DF envia o extrato do valor a ser pago de imposto diretamente para a casa dos motoristas, através dos Correios. O guia é enviando até o 20º dia de pagamento do mês relacionado a placa do veículo. Por isso é importante consultar o calendário para saber em que mês o documento será enviado para a sua residência.

Se o motorista possuir alguma pendência, como multas, as mesmas serão enviadas para a residência junto com o extrato do licenciamento Distrito Federal. Isso porque só será possível emitir a CRLV quando todas os débitos que o veículo possuir com o Detran estiverem quitadas.

Com o extrato em mãos, o motorista deverá ir até uma agência dos seguintes bancos:

  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Bradesco;
  • Qualquer unidade das Casas Lotéricas.

Os documentos necessários são os documentos originais com fotos e o número do Renavam do veículo a ser licenciado. Chegando no local, informe o desejo de quitar o tributo e entregue para o funcionário o extrato, o valor a ser pago e o número do Renavam.

Dentro de poucos minutos o pagamento será processado no sistema. Nesse momento, o motorista terá licenciado o seu veículo. O CRLV será enviado para a casa do motorista dentro de poucos dias.


O que acontece se não pagar o licenciamento DF?

Não é uma situação agradável, estar com as contas em atraso. Ainda mais quando o assunto é o atraso com o pagamento do licenciamento do veículo. É uma situação que causa muita preocupação e, naturalmente, muitas dúvidas.

As principais dúvidas quando o contribuinte se encontra em estado de inadimplência são relativas à forma de pagamento do imposto, a multa e a possibilidade de ter o veículo apreendido.

A maior preocupação é relação à multa pecuniária, o valor que o condutor inadimplente precisará desembolsar é de R$293, 47 (duzentos e noventa e três reais e quarenta e sete centavos). Mas pior do que pagar a multa, é, sem sombra de dúvidas, ter o seu carro apreendido. Por isso a importância de manter o licenciamento do veículo em dia.

A remoção do veículo pode ser aplicada pelo próprio agente de trânsito quando a situação não puder ser resolvida no local da abordagem, ou quando o motorista não estiver presente no momento da infração, como por exemplo deixar o veículo em estacionamento irregular.

No caso da remoção do veículo, o proprietário deverá arcar com os custos do guincho e do armazenamento do veículo, os quais podem se tornar bem altos, uma vez que é cobrado por diária, e também depende tempo de duração da estadia.

É preciso salientar, contudo, que essa medida é prevista somente na situação de não ser possível sanar a irregularidade no local que ocorreu a infração. No caso de estar com o licenciamento em atraso, não há como escapar dos temidos juros.

Para regularizar a situação da inadimplência será necessário desembolsar mais do que o valor original do licenciamento. Ressaltando que quanto maior o tempo do atraso, mais alto tende a ser a dívida. E isso vale para todos os estados.


 

Ficou com alguma dúvida em relação ao Licenciamento 2019 DF? Deixe um comentário!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4
Total de Votos: 1

LICENCIAMENTO 2019 DF → Detran, Consulta, Tabela, Como Pagar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *