LICENCIAMENTO 2019 MG → Detran, Consulta, Tabela, Como Pagar

O Licenciamento 2019 MG é uma taxa cobrada anualmente a todos os motoristas, onde o seu pagamento viabiliza a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV/CRV). A posse desse documento é obrigatória por parte de todos os motoristas brasileiros e é necessário emitir um novo documento a cada ano.

Para realizar a emissão desse documento, os motoristas deverão pagar todos os débitos relacionados ao seu veículo. Só será possível pagar a taxa de licenciamento se todos os outros impostos, como o IPVA e o Seguro Obrigatório DPVAT, estiverem pagos também.

No conteúdo a seguir mostraremos informações e dicas importantes acerca da taxa de Licenciamento Minas Gerais. Confira:

O que é o Licenciamento 2019 MG?

A taxa de Licenciamento foi criado como uma forma do Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Detran MG) verificar se os carros estão dentro das normas de segurança e ambientais. Todos os anos os motoristas deverão realizar o pagamento do imposto para emitir o CRLV, documento cujo a posse é obrigatória por parte de todos os motoristas brasileiros.

Licenciamento 2019 MG

Dessa maneira, podemos dizer que o Licenciamento MG serve para deixar o veículo apto para transitar em vias terrestres. Pois caso o motorista atrase o pagamento e não renove o certificado de registro, ele poderá sofrer algumas penalidades como perda de pontos na carteira e o recebimento de multa no valor de R$ 50 além da apreensão do veículo.

Leia também:

O Detran MG divulga anualmente a tabela com todas as datas de pagamento relacionadas ao final das placas dos veículos. Além disso, no próprio site do departamento de trânsito será possível consultar o valor a ser pago de tributo. No conteúdo a seguir mostraremos como é simples realizar a consulta  do licenciamento 2019 Minas Gerais. Confira!

Consulta Licenciamento 2019 MG

Mesmo para quem não possui muita intimidade com a internet, consultar o Valor do Licenciamento 2019 MG é uma tarefa bem simples. Isso porque não será necessário fazer nada complexo. Apenas acessar o site do Detran MG, inserir as informações do veículo a ser consultado e realizar a pesquisa.

Licenciamento 2019 MG

 

Contudo, muitos motoristas não sabem utilizar os recursos disponibilizados no site do Detran. Para ajudá-los, nós elaboramos um passo a passo muito fácil de ser executado. Tudo que será necessário é possuir uma boa conexão com a internet e um computador ou dispositivo móvel. Saiba mais a seguir:


Passo 1: Abra uma nova aba em seu navegador e acesse a página de Consulta de Veículos no site do Detran MG: www.detran.mg.gov.br. E espere a pagina carregar completamente.


Passo 2: Nessa página será necessário informar o número da Placa e do Chassi do veículo a ser consultado. Depois de preencher essas informações, digite o código de segurança e depois clique em Pesquisar.


Passo 3: Em poucos segundos será possível visualizar o valor a ser pago de licenciamento 2019 e, caso haja, as multas pendentes.


Tabela Licenciamento 2019 MG

Licenciamento 2019 MG

A tabela licenciamento Minas Gerais é um calendário divulgado pelo Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais com o intuito de informar todos os motoristas a respeito das datas de pagamento dessa taxa. A tabela é divulgada todos os anos e nela é contida informações relacionadas os meses de pagamento levando em conta a terminação da placa dos veículos.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Leia também:

Dessa maneira, para saber em qual mês será enviado o extrato para o pagamento do tributo o motorista deverá conferir a tabela e comparar com o número final da placa de seu automóvel. Geralmente, a tabela é divulgada junto com o calendário de pagamento licenciamento 2019 MG do ano em exercício.

Como Pagar Licenciamento 2019 MG

Licenciamento 2019 MG

Todos os anos, o Detran MG Licenciamento envia para a casa dos motoristas o extrato relacionado ao pagamento do Licenciamento MG. Com ele, é enviado multas e outros débitos que o seu veículo possui, caso essa seja a situação. Isso acontece porque só será possível pagar o licenciamento de seu veículo caso os outros débitos estiverem quitados também.

Se por algum caso o motorista não receber a guia de pagamento em sua residência, ele deverá ir num posto do Detran mais próximo de sua casa e realizar a emissão da segunda via do documento.

Com essa via em mãos, o motorista deverá pegar seus documentos e o Renavam do veículo a ser licenciando e ir numa agência bancária mais próxima de sua residência. É possível pagar o licenciamento nas seguintes instituições financeiras:

  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Banco Popular;
  • Bradesco;
  • Casa lotérica.

Ao chegar na unidade, informe o número do Renavam e entregue a guia de pagamento do licenciamento 2019 Minas Gerais para a caixa. Nesse momento será necessário apresentar seus documentos. O funcionário registrará o seu pagamento e emitirá um recibo.

Dentro de alguns dias o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) atualizado será enviado para a sua residência. Com esse documento, o veículo está apto e licenciado para transitar livremente.

O que acontece se não pagar o Licenciamento 2019 MG?

Como já foi informado, a renovação do Licenciamento 2019 MG é uma obrigação anual do proprietário de veículo. Para ter o CRLV liberado, o veículo não pode apresentar multas em aberto (multas suspensas não impedem o licenciamento).  A taxa de licenciamento é divulgada no início de cada ano.

O pagamento pode ser feito até o último dia do mês de vencimento, mas, no primeiro dia do mês seguinte, o motorista já precisa estar com o novo CLRV em mãos ao circular de automóvel. Caso a taxa não seja paga, o proprietário do veículo pode sofrer alguns transtornos.

Se o condutor for parado e estiver com o Licenciamento vencido ou sem o documento em mãos, estará sujeito a multa no valor, perderá 7 (sete) pontos na carteira e ainda terá seu carro guinchado. O carro só sairá do pátio do Detran depois que da comprovação da quitação da dívida.

Licenciamento 2019 MG

Mas calma, pois se você não regularizou o automóvel ainda tem a chance de fazer isso. Em até 1 ano, o pagamento pode ser feito, porém você sofrerá com o acréscimo de multa e juros contados a partir da data do vencimento.

No entanto, se, infelizmente, há mais de dois anos o veículo não está com a documentação em dias, é necessário solicitar à Secretaria da Fazenda do local o desbloqueio no sistema. Só assim poderá pagar e regularizar o carro.

Normalmente, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículos é enviado pelos CORREIOS, com Aviso de Recebimento (AR). Em caso de não recebimento da documentação, basta consultar junto ao site www.detran.mg.gov.br – “consulta situação do veículo” para informações sobre os motivos de não licenciamento.

Para evitar dores de cabeça, é muito importante fazer um planejamento financeiro para que o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo seja pago sem grandes problemas. Assim, o motorista estará apto a transitar pelas vias de acordo com as leis do Brasil.


Ficou com alguma dúvida a respeito do Licenciamento 2019 MG? Deixe as suas dúvidas nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *