LICENCIAMENTO 2019 MS → Detran, Consulta, Tabela, Como Pagar

O Licenciamento 2019 MS é uma taxa que deve ser paga anualmente por todos os proprietários de veículos automotores. E com a divulgação do calendário de pagamento do IPVA, muitos motoristas já estão se preparando para quitar as demais taxas do Detran a fim de viabilizar a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).


Todos os anos, os motoristas deverão emitir um novo CRLV, documento cujo a posse é obrigatória. Para obter o papel, no entanto, será necessário quitar todos os débitos relacionados aos veículos.

Para ajudá-los a entender mais como funciona o Licenciamento Mato Grosso do Sul e demais questões sobre o assunto, trouxemos um conteúdo rico em informações e dicas. Confira!

O que é o Licenciamento 2019 MS?


O licenciamento é uma taxa cobrada anualmente a todos os donos de veículos de todos os Estados Brasileiros. O valor varia de acordo com cada Estado e o seu pagamento é o que vai viabilizar a emissão do CRLV. Esse documento é de posse obrigatória e caso o motorista seja pego sem ele, o mesmo estará passível a sofrer multas, perder pontos na carteira e ainda ter o veículo apreendido.

Licenciamento 2019 MS

A taxa foi criada como uma forma de verificar se os veículos estão aptos a circular no ano em exercício. O Detran Mato Grosso do Sul verifica, dessa forma, se o veículo está dentro das normas de seguranças estabelecidas pela própria instituição.

Leia também:

Para obter o licenciamento 2019 MS, no entanto, o motorista deverá quitar todos os débitos do veículo. E isso inclui o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT).

Consulta Licenciamento 2019 MS

A consulta do Valor do Licenciamento 2019 MS a ser pago pode ser consultada diretamente no site do Detran do estado. O processo é muito simples, pois todo o procedimento é realizado em ambiente virtual. Se o motorista possuir uma conexão estável com a internet e um computador ou qualquer dispositivo móvel, então estará apto a realizar essas e outras consultas por meio do site do departamento estadual de trânsito.

Licenciamento 2019 MS

No conteúdo a seguir, você verá um passo a passo, com dicas, mostrando todos as etapas necessárias para que você possa realizar a consulta licenciamento MG. Confira:


Passo 1: O primeiro passo a ser executado é o de abrir uma nova aba em seu navegador e digitar o endereço eletrônico a seguir: www.detran.ms.gov.br. Clique em ir e espere a página carregar totalmente.


Passo 2: Nessa página será necessário informar o número do Renavam e o da Placa do veículo a ser consultado. Depois de preencher essas informações nos campos indicados, clique em Emitir.


Passo 3: Dentro de poucos segundos o motorista poderá visualizar o valor a ser pago de Licenciamento 2019. Nessa mesma página o proprietário do veículo poderá saber se há multas pendentes também.


Tabela Licenciamento 2019 MS

Licenciamento 2019 MS

A tabela licenciamento Mato Grosso do Sul é um calendário divulgado anualmente pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran MS). Ele serve para informar os motoristas sobre as datas correspondentes ao pagamento da taxa de Licenciamento, levando em consideração a terminação do emplacamento dos veículos.

Leia também:

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Essa é a maneira mais precisa de saber o mês para realizar o pagamento do tributo obrigatório. Essa tabela é divulgada assim que o calendário de pagamento do IPVA é lançado para os motoristas. Como o pagamento dos tributos, geralmente, é realizado em conjunto, a tabela do Licenciamento é muito útil para informar os contribuintes.

Como Pagar Licenciamento 2019 MS

Licenciamento 2019 MS

O pagamento do Licenciamento MS poderá ser feito em qualquer unidade bancária das seguintes instituições financeiras:

  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Bradesco;
  • Casa lotérica.

O extrato para o pagamento, assim como as multas de seu veículo (caso houver), é enviado para a residência do motorista. Esse guia deverá ser entregue até o 20º dia do mês relacionado ao pagamento da taxa. Caso a correspondência não seja entregue, seja extraviada ou o motorista a tenha perdido, então será preciso emitir uma segunda via do documento.

Para emitir uma nova guia de pagamento do licenciamento 2019 MS, o motorista deverá ir até um posto do Detran mais próximo de sua residência para emitir a guia.

Com o boleto em mãos, o motorista deverá ir até uma das agências dos bancos citados acima, com os seguintes documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • Renavam do veículo;
  • Guia de pagamento.

Ao chegar no banco, entregue a guia para o funcionário e informe o desejo de realizar o pagamento. Entregue o dinheiro e a guia. Depois que o pagamento for processado, você receberá um recibo comprovando que o pagamento do Licenciamento MS foi realizado.


O que acontece se não pagar o licenciamento MS?

O Licenciamento de veículos permite que o carro possa circular de maneira regular por todo o território nacional. Dessa forma, se o proprietário do veículo não quitar o pagamento desse tributo, sofrerá algumas dores de cabeça.

Se o motorista for parado descumprindo o Código de Trânsito Brasileiro, ou seja, com o licenciamento em atraso ou sem esse documento, estará sujeito a multa pecuniária, perderá 7 pontos na carteira e ainda terá seu carro apreendido. O veículo só terá autorização para sair do pátio do Detran após a comprovação da quitação do débito do licenciamento.

Umas das grandes dúvidas quando o motorista se encontra em estado de inadimplência estão relacionadas à forma de pagamento do imposto, a multa e a possibilidade de ter o veículo apreendido.

A maior preocupação do condutor é em relação à multa pecuniária, o valor que o condutor inadimplente precisará desembolsar é de R$293, 47. Além disso, e muito pior do que pagar a multa, é, ter o seu carro apreendido. Por isso que é preciso manter o licenciamento do veículo em dia.

A remoção do veículo é uma medida que pode ser aplicada pelo próprio agente de trânsito quando o caso não puder ser resolvido no local ocorrido da abordagem, ou quando o condutor não estiver presente no momento da infração, como por exemplo deixar o veículo em local irregular.

É preciso ressaltar, que essa medida é prevista somente na situação onde não é possível resolver a irregularidade no local que aconteceu a infração. No caso de estar com o licenciamento atrasado, não há como escapar dos juros.

Para regularizar a sua situação de inadimplente será preciso desembolsar mais do que o valor original do licenciamento. Frisando que quanto maior o tempo do atraso para quitar o débito, mais alto tende a ser a dívida. E isso vale para todos os estados.


Caso você tenha ficado com alguma dúvida relacionada a consulta do valor do Licenciamento 2019 MS, ou como realizar o pagamento da taxa, é só deixar um comentário para que a gente possa te ajudar. Boa sorte!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

LICENCIAMENTO 2019 MS → Detran, Consulta, Tabela, Como Pagar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *