LICENCIAMENTO 2019 MT → Detran, Consulta, Tabela, Como Pagar

O Licenciamento 2019 MT é uma taxa cobrada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Mato Grosso a todos os proprietários de veículos automotores de via terrestre.

Assim como o IPVA e o DPVAT, o pagamento da taxa de licenciamento é obrigatória e anual, podendo ser paga conforme o calendário de pagamento ou por meio da Cota Única, junto com a primeira parcela do IPVA.

Ao pagar o licenciamento, o motorista receberá o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), documento que tem validade em todo território nacional e de posse obrigatória. Se o motorista for pego dirigindo sem ele poderá perder pontos na carteira, receber uma multa e ainda ter o veículo apreendido.

O que é o Licenciamento 2019 MT?

O licenciamento é uma taxa cobrada anualmente pelo Detran MT para todos os motoristas proprietários de automóveis que circulam pelas vias do Estado. O seu pagamento demonstra que o automóvel está dentro das conformidades de segurança e ambiental, estando apto para transitar livremente.

Só é possível renovar o CRLV quando todas as taxas relacionadas ao veículo forem pagas, isso inclui, além dos impostos obrigatórios, o pagamento de multas e outras taxas.

Licenciamento 2019 MT

O valor a ser cobrado varia de Estado para Estado, cujo cada Governo possui regras e uma legislação própria para cobrar o tributo.

Através do site do Detran será possível consultar o valor a ser pago e visualizar, assim, quais são as pendências que devem ser quitadas para que o motorista consiga obter o licenciamento MT do seu veículo.

Leia também:

Como o porte do CRLV é obrigatório, o motorista que for pego dirigindo sem o documento poderá perder 3 pontos na carteira, além de receber uma multa no valor de R$ 50,00.

Consulta Licenciamento 2019 MT

Através do portal do Detran é possível obter um diagnóstico completo sobre a situação de seu veículo. Basta inserir o número da Placa e do Renavam do automóvel a ser consultado que dentro de poucos minutos será possível saber todos os débitos, pendências e impostos a serem pagos.

Contudo, muitos motoristas ainda não sabem como consultar o valor do licenciamento 2019. Para ajudá-los, elaboramos um passo a passo muito simples de ser executado. Tudo que será necessário e ter uma boa conexão com a internet e um computador. Tudo pronto? Veja as dicas a seguir:

Licenciamento 2019 MT


Passo 1: Acesse o site do Detran MT por meio desse endereço: www.detran.mt.gov.br. Clique no link para ir diretamente para a página do Licenciamento no site do órgão estadual.


Passo 2: Nessa página você poderá obter mais informações sobre o imposto, como a sua utilidade e o calendário de vencimento. Logo acima, no canto direito da tela, há um formulário para consultar o seu veículo. Insira o número da Placa e do Renavam nos campos indicados e depois clique em Consultar.


Passo 3: Dentro de poucos segundos o sistema mostrará os valores a serem pagos para o motorista obter o licenciamento do veículo. Nessa mesma página será possível imprimir a guia para realizar pagamento das taxas pendentes.


Tabela Licenciamento 2019 MT

Licenciamento 2019 MT

A tabela do Licenciamento Mato Grosso é literalmente uma tabela onde o Detran divulga os meses onde os pagamentos deverão ser realizados de acordo com o final da placa do veículo.

Esse calendário pode mudar todos os anos, e por isso que o Detran  MT Licenciamento divulga essa tabela todos os anos.

Leia também:

Para os motoristas, é uma maneira de saber qual será o mês que deverá pagar a taxa para obter o licenciamento MT do seu veículo. Essa tabela, portanto, é muito útil para todos os contribuintes que pagam esse imposto.

Como Pagar Licenciamento 2019 MT

Licenciamento 2019 MT

O licenciamento MT 2019 poderá ser pago em qualquer agência do

  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • Itaú;
  • Caixa Econômica Federal.

A maioria das pessoas pagam o tributo junto com a primeira parcela do IPVA ou por cota única. Nessa última opção, os motoristas geralmente pagam o DPVAT, IPVA e a Taxa de Licenciamento MT de uma única vez.

Para poder emitir o guia de pagamento, o motorista deverá seguir as dicas a seguir:


Passo 1: Entre no site do Governo do Mato Grosso através do endereço eletrônico: www.mt.gov.br/-/192975-emitir-licenciamento-anual-online- e espere a página carregar.


Passo 2:  Agora será necessário preencher os campos do formulário do serviço. O motorista deverá informar o número da Placa e do Renavam do veículo a ser consultado, além do CPF/CNPJ do proprietário. Depois de preencher tudo, clique em Consultar.


Passo 3: Nessa página, além do valor a ser pago, o motorista poderá imprimir a guia de pagamento.


Com a guia em mãos, o dono do veículo deverá ir até uma agência bancária mais próxima, com o valor e o documento em mãos, e informar o desejo de quitar o licenciamento 2019 Mato Grosso. O processo é simples e dentro de poucos minutos o seu pagamento será processado.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre o licenciamento 2019 MT, deixe um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *