LICENCIAMENTO 2019 PR → Detran, Consulta, Tabela, Como Pagar

A taxa de Licenciamento 2019 PR é um imposto anual obrigatório e essencial para a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Sem esse documento, o motorista não poderá transitar com o seu veículo. Caso o faça, estará correndo o risco de ter a carteira de motorista apreendida, perder pontos e receber uma multa.


Para obter o licenciamento do veículo o motorista deverá quitar todos os débitos pendentes. E isso inclui o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o Seguro Obrigatório DPVAT. Além das multas recebidas, caso houver alguma.

Para ajudá-los a entender a dinâmica desse imposto, trouxemos informações e dicas importantes a respeito da taxa de Licenciamento. Confira:

O que é o Licenciamento 2019 PR?


O Licenciamento é uma taxa cobrada todos os anos e que recaí a todos os proprietários de veículos automotores do Estado do Paraná. O seu pagamento geralmente é realizado junto a primeira parcela do IPVA. Essa taxa foi criada como uma forma do Detran verificar se o veículo em questão está dentro das normas de segurança e ambientais impostas pelo próprio departamento de trânsito.

Licenciamento 2019 PR

Para obter o licenciamento PR do veículo, no entanto, o motorista deverá pagar todos os débitos de seu veículo. Isso incluí as outras taxas cobradas pelo Detran, como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT).

Leia também:

Esse documento é de porte obrigatório e caso o motorista apresentar o documento atrasado, ele estará passível a sofrer multas, perder pontos na carteira e ainda ter o veículo apreendido. Por isso é muito importante ficar por dentro do assunto e tirar todas as suas dúvidas sobre o tema.

Consulta Licenciamento 2019 PR

O valor do Licenciamento PR a ser pago poderá ser consultado através do site do Detran PR. Além disso, será possível consultar a situação geral do veículo e visualizar, assim, se o automóvel consultado possui multas e infrações relacionadas. Contudo, mesmo sendo fácil, muitos motoristas ainda não sabem como realizar esse acesso.

Por conta disso, nós elaboramos um conteúdo didático e rico em informações para você poder consultar o valor a ser pago de Licenciamento 2019 Paraná. Continua lendo para conferir as dicas que trouxemos para vocês:

Licenciamento 2019 PR


Passo 1: Acesse a página de Consulta de Extratos no site do Detran PR através do endereço eletrônico a seguir: www.extratodebito.detran.pr.gov.br.


Passo 2: Quando a página carregar, você verá um formulário. Nesse formulário será necessário informar o número do Renavam do veículo a ser consultado e o que aparecer na imagem de controle. Após preencher ambos os campos, clique em Pesquisar.


Passo 3: Dentro de poucos minutos será possível visualizar o valor a ser pago de Licenciamento 2019. Nessa mesma página o motorista poderá visualizar se há multas e quais são os valores das infrações recebidas.


Tabela Licenciamento 2019 PR

Licenciamento 2019 PR

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

A tabela de licenciamento Paraná é divulgado pelo Detran anualmente, geralmente junto ao calendário de pagamento do IPVA. O calendário conta os meses onde o pagamento deverá ser realizado de acordo com o número final do emplacamento do veículo.

Dessa forma, podemos dizer que a tabela do Detran PR licenciamento 2019 serve para informar os motoristas sobre o período para o pagamento ser realizado.

Leia também:

Como a tabela é atualizada todos os anos, é muito importante ficar de olho no calendário para saber com exatidão os meses para realizar o pagamento de acordo com o número final do seu veículo.

Depois de saber qual é o mês de acordo com as informações do seu veículo, será necessário aguardar o recebido da guia para poder realizar o pagamento.

Como Pagar Licenciamento 2019 PR

Licenciamento 2019 PR

O Detran  Licenciamento PR envia todos os anos o extrato para o pagamento da taxa de licenciamento diretamente para a residência dos motoristas. O documento é enviado até o vigésimo dia do mês correspondente ao pagamento, junto com as multas a serem pagas.

Caso o documento seja extraviado ou o motorista tenha perdido a via, ele terá que ir num posto de atendimento do Detran para emitir a segunda via do boleto.

Com a guia de pagamento em mãos, o motorista deverá ir até uma agência das seguintes instituições financeiras:

  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • Caixa;
  • Casa lotérica.

Ao chegar na unidade, apresente o extrato, um documento oficial com foto e o número do Renavam do veículo a ser licenciado. O motorista deverá realizar o pagamento de multas e outras taxas pendentes para, então, poder pagar o licenciamento.

Com o imposto pago, o Detran PR enviará o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) para a residência do motorista dentro de poucas semanas.

O que Acontece se não Pagar o Licenciamento PR?

Como todos sabem, deixar de pagar qualquer imposto poderá resultar em complicações ao cidadão devedor, e com o Licenciamento PR não poderia ser diferente. Por isso, todo proprietário de veículo automotor deve se atentar às datas para quitar as suas respectivas dívidas.

Dirigir um automóvel com o licenciamento atrasado é considerado infração gravíssima, e caso seja parado em uma blitz, por exemplo, poderá custar sete pontos na carteira e uma multa podendo chegar ao valor de R$ 191,54 ou mais. Além disso, o veículo poderá ser apreendido e levado para o pátio do Detran.

Se perdeu o prazo do seu licenciamento, poderá quitar seus débitos em uma agência bancária, caixa eletrônico ou internet banking. Consulte o valor da sua dívida no site do Detran Paraná, assim como foi ensinado nos tópicos acima, e pague o valor devido o mais rápido possível.

Após apresentar o comprovante no Departamento Estadual e Trânsito e o órgão confirmar, o condutor poderá retirar o seu veículo do pátio. Cabe ao proprietário se atentar para não deixar esta situação se repetir, pois assim o mesmo evitará uma grande dor de cabeça.


Para sair desta situação, o proprietário do carro/moto irregular deverá realizar o quitamento da dívida o mais rápido possível.

Com o Licenciamento Paraná atualizado o motorista poderá transitar com o seu veículo normalmente. Caso tenha ficado com alguma dúvida a respeito do Licenciamento 2019 PR, deixe um comentário para que a gente possa te ajudar. Boa sorte!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.5
Total de Votos: 8

LICENCIAMENTO 2019 PR → Detran, Consulta, Tabela, Como Pagar

1 resposta a “LICENCIAMENTO 2019 PR → Detran, Consulta, Tabela, Como Pagar”

  1. Obrigado parа aqueleѕ postagem maravilhosa! Еu definitivamente gostava
    Ԁe ler, é սm grande autor. Vou sempre marcar ѕeu blog
    e ѕeгá eventualmente voltar սm dia . Quero encorajar գue você continuar sua grande
    tгabalhar, tenha ᥙm bօm dia !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *