LICENCIAMENTO 2019 SC → Detran, Consulta, Tabela, Como Pagar

Assim como o DPVAT e o IPVA, o Licenciamento 2019 SC é uma taxa cobrada pelo Detran anualmente a todos os proprietários de veículos automotores.

É um imposto obrigatório e essencial para viabilização da emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), documento cujo a posse é obrigatória por parte dos motoristas.

O pagamento do Licenciamento Santa Catarina mostra que o veículo está apto a transitar dentro das normas de seguranças do Detran. Deixar de quitar o tributo acarretará em consequências negativas, como a impossibilidade de emitir o CRLV, deixando o motorista passível de receber multas e perder pontos na carteira.

O que é o Licenciamento 2019 SC?

A taxa de Licenciamento foi idealizada com o propósito de certificar que os automóveis estão dentro das normas de trânsito e ambientais estipuladas pelo Detran SC.

O recolhimento é feito anualmente e o imposto é pago junto com as outras tributos, como o IPVA e o Seguro Obrigatório DPVAT. Seu pagamento é determinante para a emissão do CRLV, documento obrigatório e que deve ser atualizado anualmente.

Licenciamento 2019 SC

Para obter o licenciamento, o motorista deverá quitar todos os débitos do veículo. Incluindo o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT).

Leia também:

O valor cobrado na taxa varia de Estado para Estado, mas geralmente não ultrapassa o valor de R$ 100. Para realizar o pagamento, o Detran SC licenciamento envia o extrato para pagamento junto com as multas recebidas diretamente para a residência dos contribuintes. Só será possível regularizar a situação de seu veículo se todas as taxas e débitos forem devidamente quitadas.

Consulta Licenciamento 2019 SC

O valor a ser pago pelo licenciamento Santa Catarina poderá ser consultado diretamente no site do Detran SC. No portal do órgão será possível realizar uma grande variedade de consultas, como saber se o veículo possui infrações ou débitos pendentes.

Como só será possível emitir o certificado após o pagamento de todas as dívidas, aprender a r consultar o valor do licenciamento 2019 SC será essencial para o motorista saber, exatamente, o valor a ser pago.

Para ajudá-los, nós elaboramos um passo a passo muito fácil de ser realizado. Tudo que o motorista precisará será de uma boa conexão com a internet e um computador. Tudo pronto? Saiba mais a seguir:

Licenciamento 2019 SC


Passo 1: A primeira coisa a ser feita é acessar o site do Detran SC através do link a seguir: www.detran.sc.gov.br. Digite o endereço em seu navegador e clique em Ir.


Passo 2: Ao abrir a página, o motorista poderá visualizar diferentes formulários. Em Veículos, informe o número da placa e do Renavam do veículo a ser consultado e depois clique em Ok.


Passo 3: Pronto! Agora você poderá visualizar o valor a ser pago para obter o licenciamento 2019 do seu veículo.


Tabela Licenciamento 2019 SC

Licenciamento 2019 SC

A tabela de licenciamento SC são as datas divulgadas pelo Departamento de Trânsito de Santa Catarina. O seu objetivo é o de informar os motoristas a respeito das datas e os meses de pagamento da taxa. A tabela é divulgada todos os anos, geralmente junto com o calendário de pagamento do IPVA.

Nesse calendário o proprietário poderá se informar a respeito do mês que o pagamento deverá ser realizado levando em consideração o último número da placa de seu automóvel.

Leia também:

Dessa forma, basta olhar a tabela e conferir com as informações do seu automóvel para saber o mês em que o licenciamento SC deverá ser quitado.

Como Pagar Licenciamento 2019 SC

Licenciamento 2019 SC

O Detran SC envia, anualmente, a guia de pagamento para a quitação do Licenciamento 2019 para as casas dos contribuintes. Com esse extrato é enviado as multas relacionadas ao veículo, caso haja alguma.

Isso acontece porque o licenciamento Santa Catarina só poderá ser realizado caso todos os débitos forem quitados. Caso contrário, o motorista não será capaz de renovar o CRLV de seu carro/moto/etc.

Esse extrato será enviado até o 20º dia do mês do pagamento através dos Correios. Caso o extrato de pagamento não for enviado dentro desse período, o contribuinte deverá ir até um posto de atendimento do Detran Licenciamento SC mais próximo de sua casa e solicitar a emissão da 2ª do documento.

Com a guia em mãos, o motorista deverá ir em qualquer agência do:

  • Bradesco;
  • Banco do Brasil;
  • Caixa;
  • Casa Lotérica.

Os documentos necessários para realizar o pagamento são:

  • RG;
  • CPF;
  • Renavam do veículo a ser licenciado.

Chegando no banco, apresente os documentos e comunique o desejo de realizar o pagamento do licenciamento SC de seu veículo.

Dentro de poucos dias, o Detran SC enviará o CRLV atualizado para a sua residência. Com o documento atualizado, o motorista estará apto a circular com o seu veículo sem correr riscos de enfrentar problemas com o Detran.

Ficou com alguma dúvida relacionada ao Licenciamento 2019 SC? Deixe um comentário com suas dúvidas e participe da conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *