LICENCIAMENTO 2019 — Tabela, Calendário, Como Pagar → (Detran)

O licenciamento 2019 é um imposto obrigatório para todos os proprietários de veículos automotores. O pagamento desse tributo deve ser feito anualmente e consiste na emissão de um novo certificado de registro, no qual irá garantir que seu veiculo circule em todo território brasileiro sem nenhum problema. Para que isso ocorra o condutor deverá andar sempre com ele em mãos.

Para realizar o pagamento desse imposto é preciso que o seu veiculo passe por uma vistoria veicular, onde será analisado se o seu veiculo está dentro das normas da legislação de transito, isso para que os automóveis fora das especialidades dos fabricantes fiquem em condições de uso, também se observar se o veiculo está em condições de uso em relação ao meio ambiente.

A seguir você encontrará informações referente ao Licenciamento 2019. Desta forma, você terá conhecimento do que é e para que serve, tabela de pagamento e como realizar consulta e pagamento. Por isso, você que comprou um veiculo recentemente e não sabe como consultar ou pagar o seu licenciamento leia atentamento os requisitos a seguir.

Licenciamento 2019

Licenciamento 2019Como você já sabe o licenciamento é um serviço obrigatório que todo o proprietário de veiculo automotor deve realiza-lo. O documento consiste na emissão de um Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo – CRLV.

O Licenciamento anual de transito comprova que o veiculo automotor está em condições de rodar em todo território brasileiro atendendo o que a legislação brasileira exige. Desta forma, os veículos passam por uma vistoria de normas de segurança.

Caso o condutor do veiculo for pego com o licenciamento atrasado ou sem ele em mãos ele estará descumprindo o código de transito brasileiro. Desta forma, ele estará sujeito a infração gravíssima, no qual, perderá 7 pontos na carteira de habilitação, pagará multa no valor de R$ 191,54 e terá o veiculo removido até o patio.

Tabela Licenciamento 2019

Licenciamento 2019Antes de realizar o pagamento do Licenciamento 2019 é preciso que você veja a tabela atualizada do ano. Por meio dela, o proprietário do veículo poderá ter acesso as datas e prazos referente ao pagamento.

A tabela licenciamento ou calendário serve para orientar todos os proprietários de veículos automotores o prazo para o pagamento de cada automóvel, pois o pagamento varia de acordo com o final da placa do seu veiculo. Prazo que é estabelecido cada região e estado brasileiro.

Como pagar o Licenciamento 2019

Licenciamento 2019O pagamento do Licenciamento 2019 deve ser realizado juntamente com o IPVA e o DPVAT, para que assim possam garantir a regularização do seu veiculo nas vias brasileiras.

Os valores de pagamento variam de cada estado e veiculo. Para realiza-lo é preciso que você vá no guichê de pagamento do Detran Licenciamento e pague de uma das duas maneiras:


A vista – O pagamento à vista até o vencimento estabelecido pela cota única tem desconto de 5% a 10% dependendo do estado;


Parcelado – O parcelamento em três parcelas nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2018, com descontos de 3%, 2% e 1% respectivamente.


O pagamento poderá ser realizado por meio de:

  • Internet;
  • Caixas eletrônicos;
  • Agências dos bancos credenciados.

Caso o proprietário não realize o pagamento ele estará cometendo uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), assim como apreensão e remoção do veículo com o licenciamento atrasado.

Leia também:

O que Acontece se não Pagar o Licenciamento?

É sempre importante manter os documentos de seu veículo devidamente regularizados, pois esta é uma maneira simples de evitar possíveis problemas ao dirigir pelas vias e rodovias de seu estado. E assim como ocorre com qualquer imposto, caso você esteja com o Licenciamento atrasado, estará sujeito à penalidades nada legais.

É considerado infração gravíssima circular com o veículo que possui o Licenciamento atrasado. Além dos 7 pontos na carteira, o condutor receberá uma multa e o automóvel irregular ainda será apreendido e levado para o pátio do Departamento Estadual de Trânsito de sua região.

Vale lembrar que, a cada dia que o carro/moto ficar no pátio, o proprietário deverá pagar o valor da diária, esta que varia de estado para estado. Portanto, o ideal é realizar o pagamento da dívida atrasada o mais rápido possível, afinal, se não for paga o motorista não poderá ter o seu veículo de volta.

O procedimento para consultar o valor devido é o mesmo ensinado acima, assim como para efetuar o pagamento também. Após fazer a quitação, apresente o comprovante de pagamento na sede do Detran de seu estado e retire o seu veículo.

Manter o automóvel devidamente regularizado é a obrigação de todo proprietário. Portanto, atente-se as datas de vencimento de seus impostos para não ter futuras dores de cabeça.

Após saber essas valiosas informações referente ao Licenciamento 2019 não deixe de realizar a consulta tabela de pagamento e verificar quando vence o pagamento para que não fique em divida com o Detran licenciamento.

Caso tenha alguma dúvida a respeito do que foi tratado acima deixe o seu comentário agora mesmo para que possamos lhe responder o mais breve possível.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 6

LICENCIAMENTO 2019 — Tabela, Calendário, Como Pagar → (Detran)

Deixe um comentário